Notícias

Portela reuniu imprensa e convidados para mostrar fantasias de 2015

17/09/2014

A Portela promoveu na noite da última segunda-feira, 15, exposição dos protótipos das fantasias que ilustrarão o enredo “ImaginaRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal”, com o qual a escola tentará o título de campeã do Carnaval 2015.

Jornalistas especializados na cobertura do espetáculo das escolas de samba, parceiros da agremiação e responsáveis pelos segmentos da azul e branco de Madureira formaram o grupo de 130 convidados que lotou os salões de festa do Clube do Círculo Militar, na Praia Vermelha, na Urca. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Castanheira, a porta-bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor, o carnavalesco Milton Cunha, e as carnavalescas Maria Augusta e Rosa Magalhães foram alguns dos nomes de destaque da folia carioca que prestigiaram o evento. A narração no momento da apresentação das fantasias foi de Jorge Perlingeiro.

A presença de Rosa Magalhães, que assinará o desfile da São Clemente no próximo Carnaval, teve uma razão especial. Ela, assim como outros carnavalescos, aceitou o convite de Alexandre Louzada, carnavalesco da Portela, para desenhar figurino para uma ala, com a visão surreal de um arlequim e de uma colombina. Foi a forma que Louzada encontrou para homenagear os colegas de profissão no setor do desfile que fará referência ao Carnaval. Rosa Magalhães foi a primeira a entregar o figurino.

Para Louzada, o resultado da apresentação das fantasias foi tranquilizador.

- Estava meio preocupado com a reação da escola, já que as fantasias fogem um pouco do padrão tradicional que os portelenses costumam vestir na Avenida. Eu sabia que alguns estavam preocupados com a forma que eu utilizaria para retratar o surrealismo. O que fiz foi usar alguns elementos de obras famosas de Salvador Dalí, o maior nome do surrealismo, para valorizar as fantasias. E, pelo que senti, os portelenses adoraram o que viram. Com os anos de experiência que eu tenho, já sei perfeitamente distinguir a reação de quem diz que gosta só pra fazer média e de quem realmente se encanta com um trabalho.

O diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno diz que o clima de hoje na Portela permite que componentes e torcedores sintam que o trabalho que vem sendo feito tem tudo para ser coroado com o título tão esperado.

- A escola segue um planejamento, coisa que os próprios componentes dizem que não existia no passado recente. O fato de termos, na supervisão de carnaval, o diretor financeiro e vice-presidente Marcos Falcon facilita muito. Temos uma equipe enxuta e competente, que dá ao presidente Serginho (Procópio), ao Monarco, presidente de honra, à direção é à escola inteira a segurança de que quando a Portela pisar na Sapucaí, na noite de Segunda-Feira de Carnaval, estará realmente entrando em igualdade de condições com as demais para sair consagrada e com reais chances de conquistar o campeonato.

A Portela apresentou os protótipos das fantasias de 35 das 40 alas. O número de componentes será o mesmo do último desfile: 3.800. A escola terá uma ala comercial a menos: em vez de seis serão cinco, totalizando 400 fantasias para venda.

Fotos JRicardo

 


tds01

tds02

tds04

tds05

tds06

tds07

tds09

 



Apoio

Parceiros