Notícias

Universidade Católica de Brasília convida Portela para participar de agenda de atividades extra-curriculares

07/04/2017

A Portela, por meio de seu Consulado no Distrito Federal, foi convidada pela Universidade Católica de Brasília para uma agenda de atividades extra-curriculares em 2017. O objetivo da parceria será oferecer aos alunos oportunidade de debater a formação da identidade cultural brasileira a partir do Carnaval. A ideia é, a partir da escola de samba, colocar os estudantes em contato com temas usualmente fora dos currículos formais, como a diáspora africana, religiosidade, manifestações culturais urbanas e economia carnavalesca. 

 

Dois eventos devem acontecer este ano. No primeiro, em 26 de abril, a UCB vai promover a exibição do documentário 82 Minutos, dirigido por Nelson Hoineff, que retrata a preparação da Portela para o Carnaval de 2015. Em seguida, vão participar de um debate sobre o papel do carnaval na formação da identidade cultural brasileira o presidente executivo da escola, Luis Carlos Magalhães, o diretor cultural, Rogério Rodrigues, e o diretor do Consulado do DF, Moacyr Oliveira Filho. 

 

O público alvo são alunos no primeiro semestre de graduação e que cursam disciplinas do "Núcleo de Formação Geral" da UCB, tais como antropologia da religião, ética, empreendedorismo social, comunicação social e licenciaturas em pedagogia e arquitetura. 

 

Em 25 de setembro, acontece a Semana da Escola de Gestão e Negócios, evento voltado a alunos de administração, gestão financeira, comunicação social, economia, gastronomia, relações internacionais, gestão pública e ciências contábeis.  Representantes da Portela farão parte da conferência de abertura para apresentar as experiências de gestão bem sucedidas das áreas Fiscal, Financeira, , de Carnaval, de Marketing, Cultural e de captação de recursos, desde que o grupo Portela Verdade assumiu a escola em 2013. 

 

A Portela deve realizar também na biblioteca da Universidade uma exposição, programada para o mês de setembro ou outubro. 

 

Todos os eventos serão gratuitos e abertos para toda a comunidade acadêmica e público em geral, com transmissão via web pela TV Católica. 

 

"Esta parceria com a UCB reforça uma nova vertente de atuação do Departamento Cultural da Portela, de fazer contato com a academia e a educação formal para difundir a cultura da escola e do samba", ressalta Rogério Rodrigues. No fim de março, a Águia firmou acordo com o Centro Integrado de Estudos de Turismo e Hotelaria para organizar e dar apoio técnico a um curso de formação de profissionais técnicos de Carnaval. 

 

 



Parceiros