Notícias

Rainha de bateria da Portela vai promover oficinas de samba no Japão

24/04/2019

A rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, vai desembarcar no Japão, no final de maio, para uma viagem de 11 dias. Convidada pelo Consulado da Portela em Tóquio, ela vai ministrar oficinas de samba para passistas e rainhas de bateria locais. 
 
Bianca deverá comandar cerca de 12 workshops na capital nipônica, além de visitar ensaios das agremiações japonesas e participar de rodas de samba. Ela também irá conhecer algumas das maiores atrações turísticas do país, como templos budistas milenares e museus.
 
"Estou muito feliz pela Portela e o pelo Consulado do Japão me oferecerem essa oportunidade. Conhecer o outro lado do mundo é algo que sempre tive vontade. E nessa viagem vou poder levar um pouco da nossa cultura, do nosso conhecimento, mostrando de perto, para os japoneses, nosso amor pela Portela. Estarei levando também um pouco da Bianca, das minhas experiências. Quando retornar terei aprendido mais, crescido mais como profissional e absorvido novos conteúdos, melhorando meu aprendizado como sambista e como artista. Darei o máximo de mim para que os japoneses sintam o que é o carnaval, o samba, a nossa arte", conta Bianca.
 
O convite foi feito antes do Carnaval 2019 por Marcello Sudoh, presidente do Consulado da Portela no Japão, e teve todo o apoio do presidente Luis Carlos Magalhães. "Antes de ir ao para participar do carnaval deste ano, Luis Carlos Magalhães me perguntou o que eu achava da ideia de levar a Bianca para o Japão. Como eu já a conhecia, consultei a diretoria do Consulado e tive a aprovação do projeto de oficinas. Depois troquei umas ideias com Nilo Sergio, que conhece bem o seu trabalho", revela Marcello.
 
Segundo Kishuko Sudoh, vice-presidente do Consulado e passista da Portela, as oficinas com Bianca vão fechar um ciclo de experiências em torno das características e da forma de sambar da Azul e Branco. "Depois de Nilce (Fran) e Nanda Coelho (passista), e agora com a Bianca, acredito que as passistas japonesas terão um exemplo definitivo, em três diferentes pontos de vista, de como é a forma da Portela sambar", explica Kishuko. "Nanda e Bianca foram alunas de Nilce Fran. Em 2017, Nanda veio preparar as passistas japonesas. Em 2018, Nilce veio lapidar esse aprendizado, firmando o estilo que ela mesma criou para a Portela. E, agora, em 2019, Bianca vai mostrar o desdobramento desse estilo para a função de rainha de bateria. Acredito que assim as passistas japonesas estarão aprendendo a sambar melhor e entendendo exatamente como é esse estilo criado por Nilce. O estilo de sambar da Portela", conclui Kishuko.
 
Bianca Monteiro chegará numa época muito especial para o Japão, já que Tóquio e outras cidades do entorno da capital estão sendo preparadas para as Olimpíadas de 2020, com centenas de lojas e centros de informações turísticas sendo equipados com telas tocáveis multilíngues. Além disso, a partir de maio, o país asiático terá um novo imperador, fato de relevância ímpar para a história japonesa. 
 
Vale ressaltar que, ainda em 2019, mais duas estrelas portelenses devem desembarcar em Tóquio para ensinar a arte do samba. 
 
 
 
Legenda: Bianca Monteiro posa com Kishuko Sudoh, vice-presidente do Consulado da Portela no Japão
Foto: Consulado da Portela no Japão / Divulgação
 
 



Parceiros