Notícias

Portela retoma ciclo de palestras gratuitas sobre saúde neste sábado

12/06/2018

Encontros fazem parte do curso 'Salvando Vidas em Grandes Eventos - Carnaval', ministrado por equipe da UFRJ
 
 
A Portela, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai promover, no próximo sábado (16), às 9h, a segunda palestra do curso gratuito 'Salvando Vidas em Grande Eventos - Carnaval'. Formado por um ciclo de cinco encontros, ele tem como propostas a capacitação e a formação de multiplicadores em BLS (sigla em inglês de Suporte Básico de Vida) e gerenciamento de situações de emergência (afogamento, obstrução das vias aéreas superiores, ferimentos e queimaduras).
 
Os próximos encontros na quadra da escola também vão abordar uso e dependência de drogas lícitas e ilícitas, além da importância da prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Os especialistas falarão, ainda, sobre procedimentos anestésicos e cirúrgicos em situações de crise. O início do ciclo foi no dia 19 de maio, quando foram abordados princípios básicos de atendimento.
 
O curso, que contará com treinamento prático em manequim, será realizado sempre aos sábados, de 9h às 11h30, tendo como público-alvo funcionários e componentes da Portela, moradores de bairros vizinhos à quadra, além de alunos da graduação da UFRJ (Medicina, Odontologia e Enfermagem). 
 
"Depois de um intervalo com muitos acontecimentos, como feriado e o problema da falta de combustível, voltamos com muita disposição para quatro encontros consecutivos. O próximo será uma discussão de situações de urgência com necessidade de atuação para um primeiro atendimento, antes mesmo da chegada de bombeiros ou dos médicos. E essa atuação pode salvar vidas! Vamos mostrar, também, como proceder em incêndios, e como lidar com queimaduras, desmaios, crises convulsivas, afogamentos, fraturas, ferimentos, picadas de insetos e muitas outras situações. Convido toda a comunidade a participar", diz a médica Fátima Carneiro, uma das responsáveis pelo curso.  
 
Os interessados precisam ser maiores de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas. Vale ressaltar que as pessoas que estiverem em pelo menos quatro das cinco palestras receberão certificado da UFRJ ao final. Além disso, os graduandos da Universidade que acompanharem as aulas terão horas de atividades de extensão creditadas no currículo. As inscrições serão feitas na Portela sempre meia hora antes do início de cada encontro.
 
A equipe de professores da UFRJ é formada por Fátima Carneiro e Marcio Carneiro, anestesiologistas; Paula Marsico, cirurgiã; e Juliana Faria Campos (docente da Faculdade de Enfermagem). A iniciativa conta com apoio da LANES (Liga Academica de Anestesiologia da UFRJ).
 
A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.
 
 
Confira o calendário das palestras
16/06- 2) Atendimento em situações especiais I e II
 
23/06- 3) Parada cardiorrespiratória - prática em manequim
 
30/06- 4) No hospital: anestesia e cirurgia; fatores que aumentam a mortalidade: tabagismo e drogas
 
07/07- 5) Sábado da saúde: campanhas sobre hipertensão arterial, diabetes e outras doenças
 
 
Serviço:
Curso gratuito Salvando Vidas em Grandes Eventos - Carnaval
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, em Madureira
Datas: 16/06, 23/06, 30/06 e 07/07, de 9h às 11h30
 
Inscrições: Sempre meia hora antes do início das palestras
Documentos necessários: Identidade e CPF
Interessados precisam ser maiores de 18 anos
Aberto para componentes e não componentes da Portela
Informações: (21) 3217-1604
50 vagas



Crédito da foto: Raphael Perucci
Legenda: Primeira palestra do curso, em maio, reuniu funcionários da Portela, componentes de alas e estudantes de cursos técnicos, além de médicos e alunos da UFRJ

 



Parceiros