Notícias

Portela abre campanha de doação de sangue no carnaval para o Hemorio

08/02/2020

 
A Portela foi a grande atração do lançamento oficial da campanha "Meu Sangue é Carnaval", promovida pelo Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio), nesta sexta-feira (7). Pelo quarto ano consecutivo, a rainha de bateria da Azul e Branco, Bianca Monteiro, é a madrinha da campanha, agora em companhia da atriz Giovanna Ewbank. A iniciativa busca incentivar doações de sangue durante os dias de folia na cidade.
 
Após ser presenteada com uma camisa com seu tipo sanguíneo estampado (B+), Bianca, que se apresentou com passistas e a bateria Tabajara do Samba, esbanjou simpatia e samba no pé no Hemorio, que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ela também tirou muitas fotos com doadores, que foram convidados a sambar.
 
Até o carnaval outras agremiações também irão participar da campanha, como Salgueiro, Beija-Flor e Mangueira. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação durante o Carnaval, período no qual ocorre uma baixa de até 30% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. 
 
De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.
 

Foto: Divulgação
Legenda: Bianca Monteiro e a bateria da Portela animaram o lançamento da campanha do Hemorio


 



Parceiros