Notícias

Portela 2015: desfile será uma viagem de reinvenção dos cartões postais do Rio

24/03/2014

Uma viagem imaginária que vai reinventar os cartões postais do Rio de Janeiro é o que o carnavalesco Alexandre Louzada vai mostrar no desfile da Portela de 2015. O título do enredo é “ImagináRIO – 450 janeiros de uma cidade surreal”. Segundo o carnavalesco, o surrealismo é o que o inspira para desenvolver o tema.

- Eu creio que desde a chegada do europeus aqui, o impacto provocado pelas paisagens que eles viram deve ter dado asas ao imaginário de cada um deles, e, assim, com o passar dos tempos, seja por seus contornos geológicos ou pelas transformações traçadas pelo homem, o Rio é uma cidade que inspira as artes, a música, a poesia e influencia o cotidiano de quem visita ou vive na cidade. Tudo é surreal aqui, seja pela paisagem, pelo clima e pelo jeito de viver do carioca. A própria alegria do povo é surreal. Portanto, na magia que nos permite cada viagem carnavalesca, na minha imaginação, vou ‘convidar’ o grande mestre Salvador Dali a vir comigo e, junto com os bambas da Portela, imaginar o Rio – comenta o carnavalesco, ressaltando que o enredo está apenas no nascedouro.

A próxima etapa do projeto, segundo Louzada, será discutir com o diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno e com os integrantes do departamento de carnaval da Portela os rumos que serão tomados para o desenvolvimento do enredo, assim como foi feito para o desfile deste ano.

Foto: Ricardo Almeida



Parceiros