Notícias

Paulinho da Viola e Marisa Monte arrebatam público em show de celebração dos 95 anos da Portela

16/04/2018

Evento foi marcado, ainda, por lançamento de projeto social e homenagem a vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes

 

Histórico! Assim pode ser definido o show que Paulinho da Viola e Marisa Monte fizeram no último sábado (14), na quadra da Portela, em Madureira. Ponto alto das comemorações pelos 95 anos de fundação da maior campeã do Carnaval do Rio, o evento "A Noite Veste Azul", que contou com as participações especiais da Velha Guarda Show e da bateria Tabajara do Samba, arrebatou o público que lotou o Portelão. A ocasião também serviu para o lançamento do projeto social Por Telas, um conjunto de oficinas gratuitas de formação audiovisual para comunidade.
 
Baseado na aclamada turnê que percorreu diversas cidades do Brasil em 2017, o show apresentado no Portelão emocionou ao fazer um passeio por clássicos compostos por portelenses, como "Preciso me Encontrar" (Candeia), "Quantas Lágrimas" (Manacéa), "Sentimentos" (Mijinha)", "Sempre Teu Amor (Chatim), "Esta Melodia" (Bubu e Jamelão), "Coração em Desalinho" (Monarco e Ratinho) e muitos outros. Pérolas de Paulinho como "Coração Leviano", "Dança da Solidão" e "Foi um Rio Que Passou em Minha Vida" abrilhantaram o roteiro, que teve, ainda, as canjas ilustres de Monarco, Tia Surica, Serginho Procópio e os demais membros da Velha Guarda. 
 
"Não sei se estamos comemorando os nossos 95 anos, ou se estamos iniciando as comemorações pelo centenário, que é daqui a pouco. Paulinho e Marisa são orgulhos da Portela? Grandes orgulhos? São! Mas existem outros orgulhos também. A Portela é uma escola cheia de orgulhos. E um orgulho enorme, sem tamanho e incomensurável é a história da Portela. Porque a história da Portela tem como personagem os artistas populares. A Portela ficou anos e anos sem ganhar um título, mas é cantada pelo Brasil inteiro por causa do repertório que tem, pelo cancioneiro de seus artistas populares. Por isso é tão importante o projeto Por Telas. Ele aposta e incentiva os artistas populares que ainda nem existem, que ainda não sabem que são artistas. É um projeto que vai difundir o cinema por todos os bairros ao redor de Madureira. Os alunos vão aprender cinema e vão apresentar seus trabalhos em nossa quadra. Depois, quem sabe, vão poder mostrar seus trabalhos pela cidade, pelo Brasil e pelo mundo. É nisso que a Portela acredita, na força de seus artistas populares. Por isso, tragam seus filhos, amigos e vizinhos para aprender cinema e ajudar a contar a história da Portela, uma história que é do povo carioca e do povo Brasileiro", exaltou o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães.
 
A emoção também tomou conta da plateia durante o discurso da curadora do show e do projeto Por Telas, Cecília Rabello, que homenageou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, assassinados no Estácio, no dia 14 de março. Após falar sobre as oficinas de formação audiovisual que serão implantadas na Portela, Cecília, que é filha de Paulinho da Viola, exibiu um vestido rodado azul e branco e estampado com os dizeres "Marielle Presente!" e "Anderson Presente!", para o delírio da multidão.
 
Diversas celebridades e personalidades também prestigiaram o show, entre elas o ator e apresentador Joaquim Lopes, as atrizes Mayana Neiva e Juliane Araújo, a cantora Roberta Sá, a apresentadora Poliana Abritta, o comentarista de futebol e ex-jogador Roger Flores, a ex-jogadora de vôlei Isabel, o fundador da Banda de Ipanema, Claudio Pinheiro, e o ministro do Trabalho, Helton Yomura.
 
A noite mágica foi encerrada com apresentação especial da bateria Tabajara do Samba, da rainha Bianca Monteiro, do casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon Lamar e Lucinha Nobre e dos intérpretes da escola, ao som de sambas de enredo antológicos, como "Lendas e Mistérios da Amazônia" (1970), "Hoje Tem Marmelada" (1980) e "Gosto Que Me Enrosco" (1995).
 
 
 
Crédito da foto: Eduardo Hollanda / Divulgação
Legenda: Tia Surica, Marisa Monte, Monarco e Paulinho da Viola: estrelas portelenses reunidas em show histórico


 



Parceiros