Notícias

Noca não faz mais parte da Velha Guarda da Portela

16/10/2016

 
 
Decisão foi comunicada por Monarco, que não gostou das declarações do colega contra a diretoria. Escola já definiu parte das punições contra compositores que participaram de briga na quadra
 
 
 
O compositor Noca não faz mais parte da Velha Guarda Show da Portela. O sambista foi excluído por decisão do líder do grupo musical e presidente de honra da escola, mestre Monarco, que não gostou da postura do colega após a definição do samba-enredo para o Carnaval 2017. Depois de perder a disputa para a parceria liderada por Samir Trindade, Noca, em declarações feitas à imprensa, criticou duramente a diretoria e questionou a lisura do resultado.
 
Para Monarco, o comportamento de Noca foi totalmente deselegante. "Ele (Noca) errou muito ao ter essa postura contra a diretoria só porque perdeu a disputa. Todos viram a forma transparente como foi feita a escolha do samba para o próximo desfile. Ninguém pode questionar! Quero registrar aqui o meu protesto. Ele não respeitou a memória do nosso presidente Marcos Falcon e nem o nosso atual presidente Luis Carlos Magalhães ao falar este tipo de coisa por aí. Não respeitou também as dezenas de componentes da escola que formaram a comissão julgadora", lamentou Monarco, que disse ter aceitado pedido unânime feito pelos demais membros da Velha Guarda antes de adotar a punição.
 
Sobre a decisão de Noca de abandonar a escola, como foi propagado pela imprensa, Monarco disse que esta é uma atribuição da direção. O presidente de honra reafirmou, ainda, total apoio ao atual presidente e sua diretoria. "Vou acatar qualquer decisão que venha a ser tomada. Se o Noca quiser sair da escola, isso é um problema dele. A diretoria saberá agir diante desta questão."
 
Pastora da Velha Guarda e baluarte, Tia Surica também não gostou nada da postura de Noca. "Quem entra numa disputa de samba-enredo tem que saber perder também. Se não sabe perder, é melhor nem entrar na brincadeira. O Noca nunca poderia ter este tipo de atitude. É um desrespeito com a nossa Portela. Às vezes ele parece que nem é portelense, porque o portelense preza a imagem da escola acima de tudo. A vitória do samba campeão foi incontestável", analisou. Inconformada com a briga dentro da quadra, a baluarte defendeu punição severa a todos os envolvidos. "Aquilo (a confusão) nunca tinha acontecido dentro da Portela. É algo inadmissível. Estou muito chateada, porque foi um desrespeito à memória do Falcon e também ao nosso atual presidente", completou.
 
Quem também rebateu as críticas de Noca foi a diretoria da ala de compositores da Portela. Ao contrário do que o sambista afirmou quando disse que a vitória do samba de Samir foi um desrespeito à ala, Jane Garrido e Walter Alverca, que dividem com Arlindão Mathias o comando do grupo, garantiram que o resultado era mesmo o desejo da maior parte da escola. "Foram 42 votos para o samba campeão, contra cinco para o samba do Noca. O terceiro colocado levou um voto. Houve ainda uma abstenção e uma pessoa que faltou. Foram 50 julgadores, por isso não se pode questionar o resultado de maneira alguma. A diferença de votos já diz tudo", ressaltou Jane, que lembrou que o critério de julgamento dos sambas - com todos os segmentos com direito a voto - é o mesmo desde 2013, quando a chapa Portela Verdade, tendo Marcos Falcon como vice-presidente, assumiu a escola. Noca, inclusive, que foi o vencedor em 2015, não fez nenhuma reclamação sobre o critério de escolha naquele ano.
 
Punição a compositores 
 
A diretoria da Portela definiu, na noite deste sábado, as primeiras medidas administrativas que serão tomadas contra os envolvidos na briga ocorrida na quadra, na madrugada deste sábado, após o anúncio do samba vencedor. Como punição pela postura agressiva diante da derrota, a parceria que ficou em segundo lugar, bem como o terceiro grupo finalista, não receberão o repasse do dinheiro referente aos direitos autorais da obra campeã. Pela divisão, adotada pela diretoria de forma pioneira entre as escolas do Grupo Especial, o samba vencedor fica com 75% do montante. O segundo lugar leva 10%, assim como o terceiro colocado. Os 5% restantes vão para a ala de compositores.
 
Diante do lamentável episódio, a diretoria vai manter os 75% para a parceria campeã, no entanto, não irá repassar nada para o segundo colocado nem para o terceiro. Os outros 25% do valor irão integralmente para a ala dos compositores. A quantia será usada para custear despesas com eventos e os figurinos da própria ala que serão usados no próximo desfile. Vale ressaltar que a tradicional divisão voltará a ser adotada em 2018.
 
A direção da agremiação também decidiu expulsar Vinícius Ferreira da ala de compositores por envolvimento na briga dentro da quadra. Vinícius integrou a parceria de Noca da Portela e Diogo Nogueira. Já Muguinho, que era da parceria do Samba dos Crias, a partir de agora, também está impossibilitado de participar de novas disputas de samba.
 
A punição também foi adotada para Vitor Rangel, que integrou a torcida do samba de Noca. Ele está proibido de realizar qualquer atividade na agremiação. A diretoria da Portela informa, ainda, que segue reunindo imagens para tentar identificar outras pessoas que participaram do tumulto na quadra. Todas elas serão punidas exemplarmente. 
 
Por fim, a direção da Azul e Branco declara que repudia veementemente as postagens ofensivas feitas por Danielle Vilela, neta de Noca, contra integrantes da diretoria, em seu perfil no Facebook. O departamento jurídico da Portela já está analisando o teor das mensagens para decidir se tomará as medidas judiciais cabíveis.
 
 
 
 



Parceiros