Notícias

Nilce Fran leva ginga da Portela para universidade japonesa

16/09/2018

'Depois de levar a didática da dança do samba para 17 países, dar aula em uma universidade japonesa prova até onde esta profissão me levou junto com a Portela', comemora passista
 
 
Pela primeira vez na história, uma universidade japonesa recebeu uma passista profissional para ministrar oficina de samba para seus alunos. Foi o que ocorreu na tarde deste sábado (15), quando a International Christian University (ICU – Universidade Internacional Cristã), com sede em Tóquio, abriu suas portas para Nilce Fran, coordenadora de passistas da Portela e membro da comissão de Harmonia da agremiação. 
 
A portelense foi recebida por 16 alunas da universidade e mais três estudantes de outras diferentes instituições japonesas, que aprenderam um pouco da arte da dança.
 
Segundo Nilce, ensinar no Japão era um sonho. "Depois de conhecer e levar a didática da dança do samba para 17 países, dar aula em uma universidade japonesa prova até onde esta profissão me levou junto com a Portela", exaltou a dirigente portelense.
 
Radiante com o resultado do evento, a vice-presidente do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, falou sobre a ideia do encontro. "Mone Kondo, uma grande amiga minha que é aluna desta universidade, me acompanha sempre nos estudos que fazemos sobre a dança do samba, em especial do estilo da Nilce. Foi assim que surgiu a ideia de trazermos ela para ministrar uma oficina aqui."
 
Nilce Fran iniciou a aula deixando as estudantes japonesas sambarem livremente. Depois, a passista Estandarte de Ouro ensinou postura, deslocamento e a forma correta de se dançar o samba. No encerramento da oficina, que foi organizada e realizada pelo Consulado da Portela no Japão, o grupo fez uma roda de conversa sobre o conteúdo da aula.
 
A ICU possui três mil estudantes e um campus com área de 620 mil m2. Além de diversas faculdades, a universidade mantém a ICU Lambs, uma agremiação que desfila no "Asakusa Samba Carnival", tradicional evento em Tóquio. Aliás, as japonesas que participaram da oficina são passistas da ICU Lambs.
 
Em maio deste ano, o mestre de bateria da Portela, Nilo Sérgio, também esteve nesta mesma universidade realizando uma oficina de percussão organizada e patrocinada pelo Consulado portelense.
 
Depois do evento na ICU, Nilce Fran foi até o bairro de Shinjuku, na capital japonesa, para ministrar outra oficina especial, desta vez para 19 passistas do GRES Alegria, escola de samba do Estado de Saitama, localizado ao norte de Tóquio.
 
Vale lembrar que o tour da coordenadora de passistas acontece pouco depois da visita do presidente Luis Carlos Magalhães, do mestre-sala Marlon Lamar e da porta-bandeira Lucinha Nobre ao Japão. Em dez dias, a comitiva portelense promoveu palestra e oficinas de dança, além de conhecer pontos turísticos. O momento mais emblemático, no entanto, foi a participação dos três no desfile de Asakusa, que reuniu cerca de 400 mil pessoas.


Foto: Consulado da Portela no Japão / Divulgação
Legenda: Nilce posa com alunos durante oficina na Universidade Internacional Cristã


LEIA MAIS
>>> Primeira oficina de Nilce Fran em Tóquio tem lotação esgotada

 



Parceiros