Notícias

Livro comemora centenário da Portela e será lançado no Centro de Memórias da Escola

28/11/2023


Evento realizado pelo Departamento Cultural da Portela ocorre no dia 9 de dezembro, a partir das 13h


O GRES Portela comemora, em 2023, seu centenário de fundação. É a escola de samba mais antiga e a que mais conquistou vitórias em desfiles. Há cerca de seis anos, já pensando nessa data, o ritmista portelense e sociólogo, Marcello Sudoh, reuniu uma extensa bibliografia, que incluiu pesquisa em jornais e revistas das décadas de 1920 e 1930, audição de vinis e coleta de depoimento de personagens e de inúmeras fotos da época. O objetivo foi reler a história da agremiação, trazendo fatos ainda não revelados.

Contudo, para que as novidades encontradas recebessem a devida relevância, o autor contextualizou a pesquisa na história brasileira. Além de protagonista das profundas mudanças ocorridas no carnaval, os portelenses testemunharam momentos importantes da história nacional e nela interviram coletivamente. Os sambistas do bairro de Oswaldo Cruz, um micro perfil da classe trabalhadora da época, foram alvo de políticas urbanísticas elitistas, participaram da construção da ideia de identidade nacional, usaram e serviram a classe dominante e seus partidos, tiveram suas manifestações musicais, de dança e indumentária realizadas na Praça Onze modificadas para atender o espetáculo que os governantes planejaram. Resistiram o quanto puderam e alcançaram a fama como personagens em jornais e programas de rádios, obtendo contratos com a indústria fonográfica. Foram o corpo e a alma de uma festa que se tornou símbolo da brasilidade reconhecida internacionalmente. Mas a maioria deles viveu e morreu na pobreza.

A vontade de contar essa história, do ponto de vista de seus protagonistas, levou Marcello Sudoh a escrever “Portela e portelenses, 1920-1939, Volume 1”, que a Paco Editorial lança nesse centenário portelense. O autor é ritmista da Bateria da Portela, colaborador do Departamento Cultural da Portela e presidente do Consulado da Portela no Japão.

Este é o primeiro de uma série de 6 volumes a serem publicados, todos com o mesmo método de pesquisa. O Volume 2 abordará a história da Escola de 1940 a 1949 e chegará às livrarias e na web em abril de 2024.

O lançamento do Volume 1, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, sábado, a partir das 13h, terá formato híbrido. No Centro de Memórias na Quadra da Portela, localizada à Rua Clara Nunes, 81, em Oswaldo Cruz, o ex-presidente da Portela e atual Diretor Cultural da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Luís Carlos Magalhães, que prefacia a obra, estará autografando-a. E à distância o autor, Marcello Sudoh, estará no canal Portela Cultural do YouTube e na TV instalada no Centro de Memórias falando sobre o trabalho que comemora o centenário da Portela.
 



Parceiros