Lançamento do projeto Portela Delas marca ampliação do trabalho social da agremiação - G.R.E.S. Portela

Notícias

Lançamento do projeto Portela Delas marca ampliação do trabalho social da agremiação

12/06/2019

Além de roda de conversa para mulheres, Departamento de Cidadania vai oferecer, gratuitamente, atendimento com psicólogo e orientação jurídica 
 
 
A diretoria da Portela realizou, no último sábado (8), o lançamento do Portela Delas. Idealizado pelo Departamento de Cidadania, o projeto, que marca a ampliação do trabalho social da agremiação, promoveu uma grande roda de conversa sobre saúde da mulher, com as participações do ginecologista Arthur Monteiro Bastos, da advogada Amanda Magalhães e da atriz Emanuelle Araújo.
 
O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância do projeto. "Fico muito feliz de ver a Portela promovendo uma roda de conversa voltada para as mulheres. Será uma grande oportunidade para que nossos componentes, frequentadores e pessoas de fora também possam debater saúde, comportamento, educação, violência e outros temas. Só assim poderemos começar a mudar a realidade das ruas", disse. 
 
Em seguida, o ginecologista Arthur Monteiro Bastos fez uma pequena palestra sobre o sistema reprodutor feminino, destacando temas como menstruação. Após a aula, a diretora de Cidadania Hellen Mary iniciou uma dinâmica em formato de roda, deixando as participantes, entre elas a primeira-dama Cinthia Pitz, livres para tirar dúvidas e dar depoimentos pessoais, muitos deles emocionantes. Outro ponto alto foi a explanação da advogada Amanda Magalhães sobre Lei Maria da Penha e feminicídio.
 
"Foi um começo muito promissor. Nossas participantes já se sentiram à vontade para contar suas histórias, o que foi surpreendente. Outra coisa muito bonita é que já temos muitas pessoas até de fora do Rio se oferecendo para contribuir de alguma forma no projeto, que está crescendo cada vez mais. Além da roda de conversa, iremos oferecer atendimento psicológico e orientação jurídica em nossa quadra, aos sábados", revelou Hellen, responsável pelo departamento que já oferece atendimento odontológico, aulas de dança, jiu-jítsu e pré-vestibular comunitário.
 
A atriz Emanuelle Araújo, que interpretou a cantora Clara Nunes no último desfile da Portela, também comemorou a iniciativa. "Fiquei muito emocionada com o convite para participar. Dá um orgulho danado ver uma escola de samba debatendo assuntos fundamentais como assédio, bullying, gravidez, violência e tantos outros. As mulheres precisam disso. Parabéns à Portela!"
 
Vale lembrar que os interessados no atendimento gratuito com o psicólogo José Candido Neto deverão agendar horário presencialmente com a equipe do Departamento de Cidadania da Portela, sempre aos sábados, de 9h ao meio-dia. O mesmo vale para a orientação com o advogado Nilson Xavier. Os atendimentos serão individuais.

A próxima roda do projeto Portela Delas será realizada no dia 20 de julho, às 10h. Mulheres e homens de todas as idades podem participar. 

Parceiros