Notícias

Japoneses fazem roda de samba para celebrar o aniversário da Portela

13/04/2019

Evento foi promovido pelo Consulado da Azul e Branco em Tóquio



O Consulado da Portela no Japão realizou, na noite do dia 12 de abril, uma grande roda de samba em comemoração ao 96º aniversário da Portela. O evento, que contou com a presença de japoneses e brasileiros, ocorreu no bar e restaurante Alvorada, localizado em Kichijoji, Tóquio.
 
Os participantes degustaram pratos da culinária brasileira, enquanto cantavam e tocavam sambas de Paulo da Portela, Alvaiade, Chico Santana, Candeia, Monarco, Waldir 59, Casquinha, Jair do Cavaquinho, Paulinho da Viola, dentre outros compositores portelenses.
 
Sayuri Tsuji, cuja irmã é nora do saudoso Hiram Araújo, ex-diretor Cultural da Portela e da Liga Independente das Escolas de Samba, participou com a família da comemoração. Ela reside no Japão desde 1993. Outra brasileira, turista, residente em Portugal, que passava com a família perto do local da roda de samba, ouviu a batucada, entrou e resolveu ficar. Ambas são cariocas e ficaram impressionadas com a habilidade dos japoneses tocando e cantando sambas em português.
 
Segundo a vice-Presidente do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, em 2019, os sambistas locais terão a companhia de integrantes ilustres da Portela. "Já ministraram oficinas e palestras aqui no Japão o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, o mestre de bateria Nilo Sérgio, a diretora de Harmonia e coordenadora da Ala de Passista da agremiação, Nilce Fran, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon e Lucinha, e a passista Nanda Coelho. Neste ano, mais surpresas e oficinas estão sendo preparadas. A primeira deve ocorrer entre o final de maio e o início de junho", conta Kishuko, fazendo mistério sobre os portelenses que desembarcarão na capital nipônica.
 
O Consulado, que nasceu da antiga Torcida Organizada Portela-Japão, faz parte de um projeto criado pelo diretor Cultural da Portela, Rogério Rodrigues. Com sede em Tóquio, a instituição já realizou eventos envolvendo a Portela em cinco estados japoneses, em parceira com uma universidade e com a Embaixada do Brasil no Japão.
 
 

Crédito: Consulado da Portela no Japão / Divulgação
Legenda: Roda de samba em Tóquio celebrou os 96 anos da Portela
 
 
 
 



Parceiros