Notícias

Departamento Cultural da Portela encerra calendário de atividades em grande estilo

13/11/2017


O Departamento Cultural da Portela encerrou o calendário de atividades de 2017, no último sábado, em grande estilo. Além de promover uma emocionante roda de samba em homenagem ao cantor e compositor Paulinho da Viola, o coletivo inaugurou uma exposição sobre a carreira da lendária ex-porta-bandeira Vilma Nascimento. Outro destaque do último 'Portela de Asas Abertas' do ano foi o 2º Encontro dos Consulados da Portela, que reuniu visitantes de diversas cidades do Rio e também de outros estados.

Celebrando os 75 anos de Paulinho da Viola, integrantes do agrupamento do Consulado da Portela de São Paulo, do Núcleo de Resistência e Pesquisa Tudo Azul Paulistano e do Samba da Princesa (grupo de Juiz de Fora) lembraram choros e sambas compostos pelo autor de "Foi um Rio que Passou em Minha Vida. A comemoração ficou mais completa, ainda, com a participação de Monarco, presidente de honra da escola, que apareceu de surpresa.

Aos 84 anos, o sambista esbanjou vitalidade e emocionou a todos ao cantar pérolas do baú portelense e clássicos do samba, como "Se Você Jurar". Monarco também fez questão de prestigiar a inauguração da exposição "Vilma Nascimento - o Mito', que homenageia a lendária ex-porta-bandeira.

Realizada pelo coletivo Nobres Casais e pelo Departamento Cultural, a mostra, que reúne fantasias, troféus, medalhas, quadros e outros objetos do Cisne da Passsarela, foi outro ponto alto do evento. Além de Monarco, familiares da baluarte e o presidente Luis Carlos Magalhães também prestigiaram a exposição, que deixou Vilma emocionada. "Agradeço ao presidente Luis Carlos Magalhães e a todos da diretoria da Portela, pela iniciativa e pela homenagem. Agradeço também ao pessoal do Nobres Casais, que foram verdadeiros parceiros. Viramos amigos! E agradeço, é claro, a todos da minha família. Fico feliz de poder receber este tipo de homenagem em vida. A Portela se mistura com a minha vida", disse Vilma, de 79 anos.

A programação do último 'Asas Abertas' também abriu espaço para o 2º Encontro dos Consulados da Portela, que recebeu as representações oficiais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília (DF), Minas Gerais, Vale do Café (RJ), além de portelenses do Maranhão e Piauí.
 
"Na minha avaliação, não poderíamos ter encerrado as atividades do Departamento Cultural de maneira mais brilhante: comemorando os 75 anos de Paulinho da Viola, homenageando Vilma Nascimento, uma das nossas grandes personalidades, e reunindo os portelenses de várias partes do Brasil dentro de um dos projetos mais bem-sucedidos do Cultural: a roda de samba Portela de Asas Abertas", resumiu Rogério Rodrigues, diretor cultural da Portela.
 
O Departamento Cultural é formado também por Almir Barbio, Walter Pereira, Maria Lucia Silva, Tarsilo Coutinho, Ygor Lioi, Dandara Luanda e Laís Viana.



Crédito da foto acima: Raphael Perucci / Divulgação
Legenda (da esq/dir.): Jane Garrido (coordenadora da ala dos compositores), presidente Luis Carlos Magalhães, Vilma Nascimento, Monarco, Jane Carla (presidente da ala das baianas) e o diretor cultural Rogério Rodrigues 


 



Parceiros