Notícias

Consulado da Portela no Japão faz roda de samba em homenagem à Paulo da Portela

19/06/2017

No sábado, dia 17 de junho, o Consulado da Portela no Japão realizou roda de samba em homenagem ao aniversário de Paulo da Portela. O local escolhido para a comemoração foi o bar Zizi Annabelle, que fica no bairro de Suginami, subúrbio de Tokyo. O evento contou com a presença de sambistas japoneses que cantaram sambas do famoso compositor e fundador da Portela, Paulo Benjamin de Oliveira, nascido em 18 de junho de 1901, no Rio de Janeiro.

Segundo Marcello Sudoh, presidente do Consulado da Portela no Japão, a roda de samba teve como objetivo reunir os sambistas japoneses e divulgar o nome do compositor portelense. “Alguns sambas de Paulo da Portela, aqui no Japão, são creditados a sambistas que o interpretam e não ao próprio Paulo. Daí a importância desse tipo de evento”, contou o brasileiro radicado no Japão.

Além de sambas como “Cocorocó”, “Quitandeiro”, “Cantar para não chorar”, “Serei teu ioiô”, “O meu nome já caiu no esquecimento”, “Teste ao Samba”, dentre outros sucessos de Paulo da Portela, foram cantados também conhecidos sambas de compositores portelenses como Monarco, Paulinho da Viola e Alvarenga, além de outras composições famosas executadas em rodas de samba no Rio de Janeiro.

O Consulado da Portela no Japão realizará, ainda este ano, novas rodas de samba em homenagem a compositores portelenses, oficinas para passistas, exibição de documentários e palestras.

O evento foi realizado em parceria com o bar Zizi Annabelle e o Departamento Cultural da Portela.

Fotos: Kishuko Sudoh e Zizi Annabelle



Parceiros