Notícias

Busto de Monarco é inaugurado com festa na Portela

25/07/2016

Foto: Marcos Mello

 
Considerado um dos maiores nomes da história da Portela, o cantor e compositor Monarco, de 82 anos, foi o grande homenageado da 12ª edição do Plumas & Paetês Cultural, tradicional premiação voltada para os artistas dos bastidores do Carnaval, que foi realizada na noite do último sábado, na quadra da escola, em Madureira. Além de receber o troféu pelo conjunto da obra, o baluarte, que também é presidente de honra da agremiação, ganhou um busto de bronze que ficará exposto no Portelão.
 
Radiante com a festa, Monarco se emocionou ao inaugurar o busto e fez questão de agradecer aos organizadores do Plumas & Paetês Cultural. "Foi uma homenagem muito sincera por parte das pessoas que fazem esta premiação. Estou muito feliz, porque não é comum alguém receber este tipo de homenagem ainda em vida. Então estou recebendo as flores em vida, como diz a música famosa do Nelson Cavaquinho. Já consegui muita coisa na vida. Sou uma pessoa realizada! Agora só falta o título da Portela, que está muito perto de chegar", exaltou o compositor, que será enredo da escola de samba Lins Imperial em 2017.
 
Filho de Monarco, o compositor Mauro Diniz enalteceu a iniciativa. "Estamos falando de um dos maiores portelenses de todos os tempos. Que bom que meu pai está vivo para poder participar e receber esta homenagem. Ele merece muito. Eu costumo brincar que ele é um portelense sem agrotóxico. A família toda está feliz por ele", disse Mauro.
 
Após a inauguração, o presidente da Portela, Marcos Falcon, reverenciou Monarco. "Esta é uma noite muito importante para toda a Família Portelense, pois estamos podendo homenagear um grande portelense, que é o nosso mestre Monarco, uma pessoa que dispensa comentários e que é o grande representante da nossa escola diante do Brasil e do mundo", exaltou Falcon. 
 
Além de representantes da família de Monarco, personalidades do Carnaval e inúmeros segmentos portelenses, a inauguração do busto, que foi concebido pelo artista plástico Vinicius Vaitsmann, contou com as presenças ilustres de Luis Carlos Magalhães, vice-presidente da Portela; de Tia Surica, pastora da Velha Guarda; do compositor Noca da Portela; do deputado federal e ex-ministro da Ciência e da Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ); de Nilcemar Nogueira, diretora do Museu do Samba e neta de Cartola; e de José Antônio Rodrigues, gestor do Plumas & Paetês Cultural.



Parceiros