Notícias

Banco PAN e Portela anunciam parceria para impulsionar comunidade do carnaval

07/06/2022


O banco quer apoiar a cultura e desenvolvimento da comunidade da escola de samba

São Paulo, abril de 2022 – O Banco PAN (BPAN4) e a Portela, escola de samba da Zona Norte carioca, se uniram com o propósito de desenvolver projetos sociais e de formação da comunidade envolvida na preparação do carnaval. O investimento total, realizado pelo PAN, prevê auxiliar cinco projetos viabilizados pela escola de samba, durante o ano de 2022.

“Estamos muito felizes em nos unir à Portela no apoio às comunidades locais. Esse projeto faz parte da nossa missão de preservar a cultura brasileira e apoiar o desenvolvimento social, aumentando o acesso de crianças, jovens e adultos a serviços de saúde, cursos profissionalizantes e aulas de música, ajudando a Portela a manter seu legado na região”, diz Adriana Claro, Gerente de Marketing do Banco PAN.

Serão mais de 150 mil pessoas impactadas, nas regiões de Oswaldo Cruz, Madureira e adjacências. Entre os projetos incentivados estão a ampliação de consultórios odontológicos, curso pré-vestibular solidário, percussão, teoria musical e cursos profissionais para costureiras e sapateiros.

"O Banco PAN acredita no potencial da juventude da nossa região, que se vê representada pelo pavilhão azul e branco da Portela. Juntos vamos oferecer a oportunidade para a formação de talentos não somente voltados para o espetáculo, mas também para a vida, reforçando nossa vocação de não ser apenas uma escola de samba, mas uma escola cidadã, que cumpre seu papel social perante sua comunidade", comenta Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela.

A parceria do PAN com a Portela vai muito além do carnaval e visa estimular o acesso de crianças, jovens e adultos a serviços, atendimentos, saúde e cursos profissionalizantes, mantendo o legado social da Portela na comunidade. “Muitas marcas nos procuram porque querem participar do desfile, querem estar com a Portela nos dias de carnaval. Agora, incentivar nossos projetos sociais, nos ajudar a manter o foco na nossa comunidade o ano todo, é algo grandioso demais", conclui o presidente da Portela.

Sobre a Portela

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela foi fundado em 11 de abril de 1923 no bairro de Oswaldo Cruz, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Sendo a mais antiga escola de samba em atividade permanente, é a única escola que participou de todos os desfiles de escolas de samba da cidade.

O G.R.E.S. Portela foi a campeã do primeiro concurso de escolas de samba (não oficial) em 1929, organizado por Zé Espinguela. Desde então, foi a grande responsável por moldar os desfiles na forma como acontecem atualmente, 22 campeonatos e uma grandiosa contribuição para o samba carioca e para a cultura brasileira.

A Portela tem um departamento dedicado a cuidar de projetos sociais voltados para a comunidade de Madureira, Oswaldo Cruz e adjacências. O Departamento de Cidadania, sob a direção da Dra. Hellen Mary Costa, promove aulas de dança, atendimento psicológico, atendimento odontológico, entregas de cestas básicas, entrega de quentinhas para pessoas em situação de rua, Pré-vestibular Social e muito mais. Agora em parceria com o Banco Pan, a escola irá promover também os cursos de ritmo e percussão.

A Majestade do Samba é 22 vezes campeã do Carnaval Carioca.
Tombada pela lei Municipal N° 3134 de 05 de setembro de 2000.
Patrimônio Cultural por ato do Ministério da Cultura em 2008 – IPHAN.
Utilidade Pública Municipal em 23/06/2012 - Lei 5.242/2011.
“Patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro em 06/12/2021 - Lei 9595/2021.

Sobre o Banco PAN
O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 5,7 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.



Parceiros