Notícias

12º Prêmio Plumas & Paetês Cultural homenageia Monarco no ano do centenário do samba

14/07/2016

 

Foto: Marcos Mello

*Evento acontece dia 23 de julho na quadra da Portela e terá inauguração de busto de bronze do compositor

*Premiação contemplará 60 profissionais dos bastidores da folia

 

Única premiação voltada para os artistas dos bastidores do Carnaval, o Prêmio Plumas & Paetês Cultural vai homenagear este ano um dos mais importantes sambistas dos cem anos de história do samba, o compositor Monarco. A reverência ao baluarte portelense será dupla: além de ter a imagem de seu rosto estampada no troféu dado aos vencedores, Monarco ganhará um busto de bronze na quadra da Portela. A peça será a primeira dedicada a uma personalidade viva da Azul e Branco de Madureira.

O 12º Prêmio Plumas & Paetês Cultural e a inauguração do busto de Monarco acontecem no dia 23 de julho (sábado), a partir das 19h, na quadra Portela. Durante a festa, haverá apresentações de bateria, comissão de frente, passistas e compositores, entre outros sambistas vencedores do prêmio. O encerramento será com show do próprio Monarco, que brindará o público com grandes sucessos de sua carreira.

“Ao comemorarmos o século do samba, não poderíamos ter melhor referência para os propósitos do projeto - que é o de valorizar os trabalhadores do carnaval carioca - do que homenagear todos os grandes sambistas através da figura de Monarco.  Sua identidade muito se assemelha com a da maioria desses profissionais: ele nasceu de família humilde e, mesmo com pouco estudo, venceu com seu talento, determinação e honestidade. Esse é o retrato do verdadeiro artista brasileiro, que ultrapassa as barreiras dos preconceitos com a sua arte”, afirma José Antônio Rodrigues, gestor do Plumas & Paetês Cultural.

Criado há 11 anos, o Prêmio Plumas & Paetês Cultural se diferencia por ser o único que agracia profissionais dos bastidores do carnaval, das agremiações do Grupo Especial ao Grupo D, que desfilam na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães. Cada edição do prêmio é dedicada a uma personalidade de referência na história do samba, como Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e as Rainhas do Rádio. Desde o ano passado, quando Elza Soares foi homenageada, o Plumas & Paetês passou a celebrar sambistas ainda vivos, cujos rostos ilustram o troféu da premiação.

Em sua maioria anônimos, os artistas vencedores do prêmio são avaliados em funções praticamente ‘invisíveis’ aos olhos do grande público. Este ano, 60 profissionais serão premiados, em 26 categorias: aderecista, artesão, artista plástico, carnavalesco, carpinteiro, compositor, coreógrafo, costureira, desenhista, destaque de luxo, escultor, ferreiro, figurinista, gestor de ateliê, iluminador, inovação, jornalista, maquiador artístico, pesquisador, pintor, fotógrafo, radialista, repórter, gestor de mídia, melhor bloco de carnaval e “Eu sou o samba”.

 

 

 



Parceiros